Contextualização Viana integra a região metropolitana onde iniciativas artesanais ganham força como alternativas de desenvolvimento local. A Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas) do Espírito Santo realiza ações para fortalecer artesãos e integrantes da economia solidária, reconhecendo o potencial da economia criativa para inclusão sócio-produtiva. A arte artesanal representa campo fértil para desenvolvimento de modelos de negócios que combinam criatividade, consciên
Viana integra a região metropolitana onde iniciativas artesanais ganham força como alternativas de desenvolvimento local. A Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas) do Espírito Santo realiza ações para fortalecer artesãos e integrantes da economia solidária, reconhecendo o potencial da economia criativa para inclusão sócio-produtiva.
A arte artesanal representa campo fértil para desenvolvimento de modelos de negócios que combinam criatividade, consciência ambiental e geração de renda, especialmente quando direcionada para práticas sustentáveis e educação ambiental.
Herbert Luiz Cesarino desenvolve o Artezania Cesarino, um ateliê de artesanato que produz bijuterias e peças decorativas com resina e materiais naturais, unindo estética, narrativas afetivas e consciência ambiental. O projeto oferece oficinas e promove educação e sensibilização ecológica por meio da experiência criativa.
A proposta cria bijuterias, peças utilitárias e decorativas com resina e materiais naturais, priorizando arte, sentimento e sustentabilidade. Além da venda direta, a marca promove oficinas e workshops, difundindo saberes artesanais e estimulando consciência ambiental através da experiência criativa.
O Artezania Cesarino representa um modelo de economia criativa que integra produção artesanal, educação ambiental e geração de renda. A iniciativa demonstra como conhecimentos artesanais podem ser direcionados para sustentabilidade, criando oportunidades econômicas enquanto promove conscientização sobre preservação ambiental.
O projeto contribui para fortalecimento da economia criativa local e disseminação de práticas sustentáveis, provando que arte e consciência ambiental podem ser aliadas na construção de alternativas econômicas responsáveis.