Contextualização Caratóira, em Vitória, integra territórios onde o Programa Estado Presente realiza oficinas pedagógicas gratuitas de música nas escolas públicas. A educação musical representa ferramenta fundamental para transformação social e fortalecimento de identidades territoriais, oferecendo alternativas para jovens em situação de vulnerabilidade social. A música como instrumento de desenvolvimento territorial ganha força especialmente em contextos periféricos, onde pode funcionar como c
Caratóira, em Vitória, integra territórios onde o Programa Estado Presente realiza oficinas pedagógicas gratuitas de música nas escolas públicas. A educação musical representa ferramenta fundamental para transformação social e fortalecimento de identidades territoriais, oferecendo alternativas para jovens em situação de vulnerabilidade social.
A música como instrumento de desenvolvimento territorial ganha força especialmente em contextos periféricos, onde pode funcionar como catalisadora de processos de empoderamento juvenil e fortalecimento comunitário.
Brunu Chico desenvolve Megalomania, uma iniciativa socioambiental de formação musical que capacita jovens da comunidade de Caratóira, unindo teoria e prática na produção de fonogramas, com foco na profissionalização e na música como ferramenta de transformação social.
A proposta promove formação musical voltada para jovens no ES, focando profissionalização e transformação social. Unindo teoria sobre produção musical e áreas de atuação no lançamento de fonogramas, o projeto desenvolve talentos locais com participação direta na criação de faixas autorais.
Megalomania oferece alternativa de profissionalização através da música, contribuindo para afastamento de jovens de situações de risco e promovendo desenvolvimento cultural territorial. A iniciativa fortalece identidades locais através da música como ferramenta de inclusão e protagonismo juvenil.
O projeto demonstra como formação musical direcionada pode ser estratégia eficaz de transformação social, criando oportunidades de desenvolvimento pessoal e coletivo em territórios periféricos.